sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

O uso do couro em joias.

O couro, material cada vez mais presente no universo da joalheria,  é a pele curtida de animais.

Acredita-se que o homem conhece esse material e os processos que permitem uma maior durabilidade e aumento da resistência a mais de cinco mil anos.

O couro bovino é o mais conhecido no Brasil devido a ser o mais abundante no mercado.

"O couro bovino compõe-se de duas partes:

A Flor: camada externa do couro, que apresenta as características da pele, como os poros, típicos de cada animal.

A Raspa: camada subjacente à flor, originada na operação de Divisão. Utilizada para a produção de artigos aveludados (camuças e camurções), podendo também receber acabamento para assemelhar-se à Flor." (fonte: wikipédia)

O couro é considerado de boa qualidade quando apresenta-se adequadamente processado e possui uma grande área sem marcas. Durante a vida do animal marcas podem ser provocadas por  carrapatos, bernes e outros parasitas. Quanto menor a incidência de defeitos maior seu valor comercial.

Uma grande dica na hora de comprar o couro para a confecção de joias é lembrar que serão usados pequenos pedaços. Assim pode-se comprar uma peça de valor mais baixo e descartar as áreas marcadas. Outra opção, para quem gosta de ousar, é aproveitar as características únicas do couro e transformar os "desfeitos" em detalhes exclusivos.

Agora é só aproveitar sua criatividade e aprender a trabalhar com esse elegante material em suas joias! Quer saber como?

Acesse: www.atelieespacomix.com.br

Nenhum comentário: