sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Formas e Volumes


            Linhas, luz e sombra são pontos fundamentais na construção de um desenho com forma estruturada e volume saliente.
            A estrutura, forma (como preferir chamar) normalmente é representada graficamente pelas linhas de construção e contorno. É ela que delimita os planos, as áreas e superfícies dando forma ao desenho, formando uma figura.
            O volume normalmente é representado através da luz e sombra. Basicamente a regra é simples: as partes mais próximas da luz ou mais salientes são representadas com tons mais claros. As áreas mais distante da luz  ou mais profundas ficam  mais escuras. (Neste caso imaginando um objeto sem reflexos, exposto a luz ideal e sem interferência do meio onde está.)
            Entretanto, o relevante é perceber que dominando esses dois itens conseguimos um resultado muito satisfatório em representação. É o primeiro passo!
            Existem alguns exercícios didáticos e práticos que ajudam nessa trajetória. Aprendendo a observar, desenvolvendo a visão de estrutura e exercitando traçados fica mais fácil aprofundar em outras técnicas de representação.
            Apenas com lápis, papel e borracha, sem réguas ou muitos instrumentos, à mão livre, é possível exercitar e soltar o traço.

            A introdução ao mundo do desenho é encantadora. Um universo onde linhas se transformam em figuras e sombreados em volumes. 

Nenhum comentário: