sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

MODELAGEM 3D DE JOIAS. RHINOCEROS e RHINOGOLD

A Modelagem 3D está cada vez mais presente no setor joalheiro. Inicialmente desejada pelos grandes fabricantes e desconhecida para pequenos produtores e artesãos. Hoje a modelagem 3D pode ser uma grande solução, mesmo para peças únicas.

Como funciona?

Primeiro é necessário modelar a peça através de um software 3D. O
Rhinoceros e o Rhinogold são os mais conhecidos no setor joalheiro.  Possuem um  ótimo custo benefício, são funcionais  e podem ser aplicados em diversas etapas da criação e fabricação.  Os arquivos do Rhinoceros e Rhinogold podem ser usados para a prototipagem, criação de desenho técnico ou mesmo para a confecção de imagens fotos realísticas conhecidas como render.

Após feita a modelagem 3D é necessário transformá-la em uma peça real, ação conhecida como PROTOTIPAGEM. Este é o termo usado para a transformação do que é digital em real. É feito através de uma máquina que lê o arquivo  e executa o modelo. Existem no mercado diversos tipos de máquinas que variam de preço conforme área de trabalho, rapidez, precisão entre outros fatores... Você não necessita ter uma destas, poderá terceirizar a prototipagem.

O protótipo, peça confeccionada pela máquina, pode ser feito em diversos materiais. A escolha do material depende do objetivo de produção. O termoplástico possibilita a produção do molde (borracha) pois suporta altas temperaturas. A cera permite que o protótipo seja encaminhado direto para a "árvore", seguindo as etapas da fundição.

Logo, sendo com o objetivo de produzir uma joia, ajudar na representação gráfica, fazer desenho técnico ou uma imagem foto realística a modelagem em 3D vem ganhando seu espaço e sendo cada vez mais fundamental para o desenvolvimento de joias.

Veja matérias anteriores:

http://atelieespacomix.blogspot.com.br/2011/10/espaco-mix-rhinoceros.html

Veja links relacionados:

http://www.rhino3d.com/gallery/4

http://www.youtube.com/watch?v=mx207UXtGxg&feature=related


Nenhum comentário: