quinta-feira, 8 de abril de 2010

Lixo eletrônico ganha nova vida como Joia

Placas de circuitos queimadas, restos de aparelhos eletrônicos e chips velhos. Tudo isso ganhou um novo destino nas mãos de designers de acessórios, que criaram verdadeiras joias com os materiais reutilizados. Com o tema “Joias Recicladas: Artistas Descobrem o Brilho Escondido dos Descartados”, as criações ganharam espaço em uma exposição e reacendem uma questão: “acessórios reciclados – moda usável ou apenas conceito”?

Perguntas a parte, o fato é que os materiais utilizados pelo grupo contém metais preciosos mesmo, como o cobre, prata e até mesmo ouro, e que pareciam precisar apenas de um "toque de moda" para mostrarem sua beleza versátil e pular fora do rótulo de "lixo eletrônico"

De brincos e broches em modelos clássicos até a uma cueca integralmente feita com placas de circuito queimadas, as “obras de arte” confeccionadas por Christine Dhein, David Casella, Emiko Oye, Reed Easley, Aimee Golant, Kelly Nedderman, Christoph Koch e Shana Astrachan chamam atenção, não só pela criatividade, como também pela reutilização de materiais que poderiam ser descartados no meio ambiente.

Mostrando que é possível criar com o que parecia inútil, os artistas buscaram inspiração na moda, no design e no conceito e prática do 3 R’s, reduzindo a necessidade de adquirir novos materiais para criar produtos, dando uma nova utilização para o “lixo” e colocando de volta ao ciclo de consumo peças velhas.

Apesar do potencial inventivo apresentado nas criações, a linha tênue que separa o conceitual do usável parece ficar em evidência em algumas das peças, afinal, uma cueca de circuitos reutilizados ainda está longe de ser algo confortável e bem aceito pelo público – fator determinante para a absorção de produtos reciclados.

Ainda assim, as construções são uma mostra das práticas sustentáveis e de como ampliando os conceitos podemos dar origem a infinitas possibilidades da sociedade caminhar em equilíbrio com o meio ambiente.



Fonte: Portal EcoD - www.ecod.org.br



2 comentários:

naná hayne disse...

Legal a matéria =)
Gostaria que conhecessem meu trabalho com o lixo eletrônico...

Biane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.