terça-feira, 11 de outubro de 2011

Cursos Espaço Mix: CROCHÊ EM METAL


O crochê não tem uma data ou local de origem bem definidos. Alguns historiadores relatam seu uso desde a pré-história. Outros já definem sua origem como uma técnica de costura chinesa, espécie de bordado muito usado em bonecas, e que chegou a Europa por volta de 1700. Há pesquisadores que defendem a teoria de que o crochê, como o conhecemos hoje, se originou por volta do século XVI na Arábia e chegou à Espanha pelas rotas comerciais do Mediterrâneo. Também há indícios de uso de adornos em crochê em rituais indígenas na América do Sul.

Pesquisas indicam que o crochê evoluiu do que conhecemos hoje por bordado, onde bastidor e pano de fundo foram abolidos, e a agulha passou a ser trabalhada diretamente com a linha.

Enfim, as teorias são diversas e atualmente encontramos este maravilhoso artesanato em praticamente todos os países do mundo e em muitas técnicas diferentes.
Estas técnicas foram passadas de geração a geração ao longo de centenas de anos, ensinadas em escolas religiosas, de avós para netas, de mães para filhas... E hoje invade com tudo o mundo da joalheria! Uma técnica tão delicada trabalhada em ouro, só poderia realmente fazer grande sucesso.

PINGENTE E PULSEIRA EM CROCHÊ by ELAINE NAMBA

O crochê pode ser aplicado em diversos metais utilizados na joalheria artesanal, como o ouro, prata ou cobre. O fio deve ser muito fino e trabalhado com uma agulha própria para crochê. Tendo por princípio dois pontos básicos, alto e baixo, é possível criar diversas tramas, formando tubos, pétalas, superfícies lisas ou côncavas. É um trabalho realmente minucioso e artístico, e seu requinte está na habilidade de um competente artesão!

Elaine Namba e Pat Peixe

Fonte: Portal jóia Br. http://www.joiabr.com.br/joiamix/0208.html



Nenhum comentário: